Clinical

Colonoscopia Digital

O que é?

Colonoscopia é o exame endoscópico do cólon (intestino grosso), e muitas vezes também do íleo terminal (porção final do intestino delgado).

Além da inspeção da superfície intestinal, a colonoscopia permite a realização de biópsias que podem ser úteis no estabelecimento do diagnóstico. Procedimentos terapêuticos também podem ser realizados durante a colonoscopia, sendo o mais frequente a polipectomia, mucosectomias, que é a remoção de lesões, além de escleroses de vasos sangrantes, dilatações, cromoscopia, tatuagens entre outras.

Preparo

Para a realização da colonoscopia, é muito importante que seja feito um preparo intestinal para que os resíduos sejam removidos do interior do cólon e assim o exame possa ser feito com o máximo de segurança e eficácia. O preparo deverá ser retirado na clínica para que sejam realizadas todas a orientações necessárias. A forma de preparo é variável e depende do protocolo empregado no serviço.

Procedimentos

Após a realização da anamnese, verificação do peso altura e sinais vitais, será realizada a instalação de soro fisiológico através de punção venosa e o paciente é levado à sala de exame onde será sedado. O colonoscópio é então introduzido pelo canal anal começando a inspeção do reto até o ceco (porção inicial do cólon) e sempre que possível até o íleo terminal.

Durante a introdução e retirada do aparelho é feita uma minuciosa inspeção identificando as eventuais alterações. Quando necessário, é possível obter fragmentos (biópsias) para estudo. Os pólipos diagnosticados podem, sempre que o colonoscopista achar conveniente, ser removidos durante a colonoscopia.

Recuperação

Após o procedimento, o paciente recupera-se da sedação na sala de recuperação do serviço de endoscopia, sob supervisão do corpo de enfermagem, sendo liberado somente após verificação do dados vitais e sua normalidade e alta autorizada pelo médico endoscopista. Não pode conduzir veículos. Recomenda-se alimentação leve e ingestão de bastante liquido após a alta. no caso de mal-estar, náuseas, vômitos, sangramento intestinal ou dor abdominal, o paciente deve entrar em contato com o serviço de endoscopia, sendo que na maioria das vezes o paciente já sairá da clinica orientado para tais ocorrências.